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Algumas dicas para dormir melhor

Publicado 05/12/2016
Convivo Bem

Você está tendo problemas para dormir porque tem Fibromialgia?

A maioria das pessoas com Fibromialgia se queixam de problemas para dormir. Não importa quanto tempo eles durmam, sentem que o sono raramente é repousante. Aqui estão algumas informações que podem ajudá-lo a obter uma melhor noite de sono.

Que problemas do sono são comuns na Fibromialgia?

Os pacientes podem apresentar insônia ou dificuldade em adormecer, assim como acordar frequentemente durante a noite. Muitas vezes, eles não se lembram dessas interrupções no dia seguinte, mas independentemente disso, têm interrupções no seu sono "profundo". Além disso, outros distúrbios  ̶  como síndrome das pernas inquietas e apneia do sono  ̶  podem estar associados à Fibromialgia.

É muito frequente esses pacientes acordarem sentindo-se esgotados e sem energia. Normalmente, eles se sentem mais cansados ​​na parte da manhã, e muitos voltam a dormir durante o dia para aliviar a fadiga.

Dor ou outros sintomas, como depressão e ansiedade também podem contribuir para problemas de sono.

Existem estratégias para ajudar a melhorar o sono nas pessoas com Fibromialgia?

Melhorar o seu sono pode ajudar a diminuir a dor, a fadiga e a "Névoa Fibro". Experimente as seguintes estratégias e veja se elas ajudam.

·         Durma apenas o necessário para se sentir descansado e saudável no dia seguinte, não mais. Reduzir o tempo na cama parece melhorar a qualidade do sono. Períodos excessivamente longos na cama parecem estar relacionados com o sono fragmentado e superficial.

·         Mantenha um diário de sono. Anote como você dormiu todas as noites e os gatilhos que possam ter causado insônia. Rever as suas notas ao longo de várias semanas pode dar-lhe uma visão dos seus problemas mais recorrentes.

·         Procure acordar sempre à mesma hora todas as manhãs. Um período regular acordado ajuda a fortalecer o ciclo circadiano e leva você a ter sono sempre na mesma hora.

·         Use terapias de relaxamento. Massagem suave, respiração profunda e outras técnicas de relaxamento são todas potencialmente benéficas para a gestão do problema e para estimular o sono reparador.

·         Exercite-se regularmente (mas faça-os no período da manhã se você achar que fazer exercícios antes de deitar mantém você acordado). Atividades físicas geralmente produzem efeitos benéficos, promovendo melhor qualidade de sono.

·         Os quartos com proteção antirruído podem ajudar aqueles que precisam dormir perto de barulho. Ruídos altos ocasionais - de aviões, por exemplo - perturbam o sono mesmo em pessoas que não são despertadas por eles.

·         Evite cochilos durante o dia. A sesta prolongada pode interferir com o sono noturno.

·         Mantenha agradável a temperatura do seu quarto. Um quarto excessivamente quente perturba o sono.

·         A fome pode perturbar o sono. Um lanche leve de carboidratos pode ajudar a dormir melhor.

·         Evite cafeína ou álcool à noite. Ambos perturbam o sono.

Fonte: http://www.webmd.com/fibromyalgia/guide/fibromayalgia-and-sleep (Acesso em 7 de novembro de 2016)