Chat de 21/12/2004, com Dr. Eduardo Paiva

19:06:31
Wanderley Coutinho:
Dr. Eduardo: Minha mãe sofre de fibromialgia (diagnosticada há uns 2 anos). A medicação que ela usa é Amytril e Rivotril. Mesmo com a medicação padece muito com as dores, principalmente à noite. Há algum remédio mais efetivo para minorar as dores?
Dr. Eduardo Paiva: Existem remédios mais efetivos, como analgésicos - não se deve ficar só com anti-depressivos, porque sozinhos eles não são efetivos. Lembra que exercícios são fundamentais

19:07:08
Sandra:
Boa Noite Dr. Eduardo! Quem tem o antígeno HLA-B-27 no sangue é portador de espondilite ?
Dr. Eduardo Paiva: Não - 10% da população tem HlA-B27 e desses uma minoria tem espondilite

19:08:18
Vilma Moreno:
Boa noite, dr. Eduardo. O sr. recomenda a hipnose e a neuro-linguistica como terapias adicionais para os portadores de fibro? Qual seria a melhor, de acordo com sua experiência?
Dr. Eduardo Paiva: Temos certa experiência com a hipnose, com bons resultados iniciais - estamos finalizando um estudo no HC-UFPR. Não tenho experiência em PNL

19:09:17
Antônio:
Inicialmente o quadro era LER (tendinite, epicondinite, etc...). Após muitas procuras, o diagnóstico é fibromialgia. Foi no início deste ano quando a ultra e o raio-x não indicavam nenhuma inflamação. De lá para cá tomo trofanil (3x) e bemaprezan (3x), consigo trabalhar no computador e fazer pilates. Qual a perspectiva de tirar os medicamentos do dia-a-dia? Percebo que as vezes minha digestão se altera...
Dr. Eduardo Paiva: Não tenha pressa de tirar os remédios - continue nos exercícios e lentamente não haverá mais a necessidade deles.

19:09:50
Sperança:
Olá Dr Eduardo! Boa noite e desde já muito grata por sua disponibilidade! Minha pergunta é: o cansaço extremado tem a ver com alguma disfunção muscular causada ao muscylo cardiaco, nesta sindrome?
Dr. Eduardo Paiva: A fadiga é muito comum na fibro, mas sem relação com lesão cardíaca

19:11:11
Wanderley Coutinho:
Qual o estado atual das pesquisas referentes à fibromialgia? Há alguma perspectiva de avanços no diagnóstico e no tratamento?
Dr. Eduardo Paiva: Muitas, inúmeras para serem todas ditas aqui - provavelmente o diagnóstico continuará sendo clínico - exames são usados mais em pesquisa. Novas drogas estão sendo testadas e velhas drogas estão sendo re-utilizadas

19:12:16
Janaina Madeira:
Boa noite Dr. Eduardo! Há alguns anos atras, eu sentia muita dor no corpo, e quando procurei um médico, ele diagnosticou fibromialgia mas nem ao menos me falou porque! Desde então, nunca mais procurei outro, pois aqui, com o convênio que tenho, não consegui um bom reumatologista! O Sr. poderia me esclarecer se ha outra forma, onde eu possa de fato identificar esta doença? Pois sinto muita dor em certas areas do corpo, tenho tido muita depressão, dor de cabeça! Mas nunca tinha tantos sintomas...o Sr. poderia me ajudar!
Dr. Eduardo Paiva: O diagnóstico da fibro é clínico - um reumatologista é o profissional ideal para conversar com você e verificar se o diagnóstico é esse mesmo

19:12:55
Andréia Pedroso:
Tenho muita atividade, trabalho todos os dias (8h) e à noite, estudo, ensaio e me apresento, é realmente importante que eu reduza a carga de atividades?
Dr. Eduardo Paiva: `e necessário programar-se melhor e "conservar enegia".

19:13:43
Marcia:
Após 8 meses de tratamento c/ ortopedista, supondo q as dores eram provenientes da coluna procurei por um neurologista pois ninguém acreditava na minha dor, em 21/10/04 após realizar inúmeros exames ele me informou q sou portadora de Fibromialgia, estou tomando triptanol e injeções de corticóide, uma a cada 5 dias e miosan. Comecei a praticar natação e caminhadas porém as dores não me abandonam. Preciso de ajuda para entender o q está acontecendo comigo!
Dr. Eduardo Paiva: Procure um reumatologista. corticóides não são indicados na firbomialgia. Continue com a atividade f´sica

19:14:03
Sandra:
Estou com uma dor na região da articulação da saco-ilíaca ,desde julho/04, já estve mais intensa, uma tomografia deu como resultado esclerose da articulação sacro-iliíaca bilateral, em região anterior e inferior esquerda. Esso tem a ver com a fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: Não.

19:14:53
Fátima:
em 94 tive insônia de 23 noites, que culminou com pânico da noite, uso abusivo de benzos, depressão, internação em dq a benzos, perda total da menstruação, e hipotireoidismo, só em 98 foi diagnosticada a fibro. quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Dr. Eduardo Paiva: Difícil e inútil tentar achar a resposta - a melhor coisa é tratar as duas coisas em conjunto

19:15:46
gloria:
BOA NOITE DR. EDUARDO TENHO FIBRO,TOMO RIVOTRIL E AMITRIPTILINA,HA MAIS OU MENOS 2ANOS.FAÇO ALONGAMENTO E COM ISTO MINHAS DORES QUASE NAO EXISTEM MAIS.LEIO BASTANTE SOBRE O ASSUNTO E TENTEI MUDAR MINHA QUALIDADE DE VIDA.GOSTARIA DE SABER SE E VERDADE QUE O BARULHO PODE DESENCADIAR UMA CRISE,ALEM CLARO DAS OUTRAS COISA QUE SABEMOS.
Dr. Eduardo Paiva: Não tenho casos de barulho desencadenado a fibro, mas faz sentido...

19:16:28
Daisy:
Minhas dores são somente na parte superior das costas, pescoço, nuca, parte superior dos braços, constantes, há dez anos, e só há pequeno alivio com anti-depressivo. É fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: Por definição, a dor da fibro também tem que afetar a parte inferior do corpo. Você pode ter dor miofascial

19:16:38
Janaina Madeira:
Tenho 31 anos, e quando foi diagnosticado, eu tinha 28. Esta doença não tem idade?
Dr. Eduardo Paiva: Não.

19:17:25
Cristina Osorio:
Estimado Doctor, le falo desde Argentina: quiero consultarlo si mi tratamiento con 100mg. de Sertralina es correcto?
Dr. Eduardo Paiva: A sertralina, assim como outras medicações, é parte do tratamento - exercicios, melçhora do sono e anlgésicos devem ser usados

19:18:07
luiza:
estou tomando codaten já há alguns meses, faço caminhadas(há um anos) de 50 minutos, hidroginástica, mas infelizmente continuo com muitas dore, o que o sr sugere?
Dr. Eduardo Paiva: Alongamentos, checar o sono, depressão.

19:18:55
Maria:
Dr. Eduardo, estou tomando gabapentina, sertralina, lorax, olcadil e royhdorm. Está correto?
Dr. Eduardo Paiva: não posso dizer se está correto - lembra sempre que as medicações são parte do tratamento, não o tratamtno inteiro

19:20:00
Roze:
Dr. Eduardo, de que maneira é feito o diagnostico diferencial entre Fibromialgia e Síndrome da Fadiga Crônica?....
Dr. Eduardo Paiva: Existe muita superposição entre as duas síndromes, e muitas vezes é difícil fazer o diagnóstico. Se a fadiga predomina, chamamos de SFC; se é a dor, de fibro.

19:20:29
Sperança:
Nao me referi a lesão cardiaca Dr. è que quando tenho caimbras e dores na parte superior do corpo, sinto o cansaço extremado.. e estou achando que ate o musculo cardiaco é afetado e por isso sinto o cansaço.. isso tem relevancia?
Dr. Eduardo Paiva: não, não é o coração, é só a parte muscular

19:21:28
nelio jose:
boa noite dr Eduardo. minha esposa sente muitas dores de cabeça latejantes muito fortes, tem fibro, toma remédio codaten, este remédio pode causar dor de cabeça?ou é da fibro?
Dr. Eduardo Paiva: infelizmente o codaten pode causar dor de cabeça, assim como a fibro. Mudar para outro analgésico seria uma boa opção. Se a cefaléia melhorar, era do remédio.

19:21:45
Cristina:
Además tomo 3mg. de Clonazepan diarios? y Etoricocik 90mg. cuando hay crisis de dor
Dr. Eduardo Paiva: ok

19:22:34
Janaina Madeira:
Estava com muita dor no ombro, até que procurei um médico e ele diagnosticou bursite.A fibromialgia pode causar bursite? Qual o exercício mais indicado pra essa doença?
Dr. Eduardo Paiva: Bursite e fibro são problemas diferentes. Para a fibro, o mais adequado são exercícios aeróbicos e alongamentos.

19:23:55
Vilma Moreno:
Entre a hidroterapia e a hidroginástica, qual têm dado melhores resultados para os portadores de fibro? Quais as velhas drogas reutilizadas para tratar a fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: Ambas são úteis. geralmente começa-se com a hidor terapia e evolui-se para hidroginástica. Não posso dizer o nome das medicações aqui no chat, por segurança dos pacientes

19:24:34
marcio:
Qualquer ortopedista pode detectar a fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: sim, desde que esteja treinado para isso. geralmnete o reumato é que faz este diagnóstico mais comumente

19:24:55
Cristina:
Dr. continua mi fatiga, cansancio y aumento de peso, caída de cabello, todos estos sintomas corresponden a la FM?
Dr. Eduardo Paiva: não - foi checada a tireóide?

19:25:34
Maria:
Vi em um site de portugal que uma substancia chamada guaifenesin esta tendo otimos resultados. o que voce acha dela?
Dr. Eduardo Paiva: Pouca evidência científica, eu particularmente não uso em meus pacientes.

19:26:04
Sandra:
Tenho fibromialgia diagnostica a uns 5 anos. Tomeri miosan, mais muito pouco tempo e fiquei uns 3 anos sem dores, a uns 5 meses elas voltaram ,hoje por exemplo estou sentindo muias dores, parece que elvei uma surra. Tem algum remédio fitoterápico que posso usar? Pq todos os remédios que me foram receitados não consegui continuar. O último foi o pondera, mais comecei a ter enjoos e a inchar muito, parei e desinchei.
Dr. Eduardo Paiva: Não uso medicações fitoreápicas, sou um alopata convicto.

19:26:24
luciana:
quanto tempo se pode fazer uso da Fluoxetina e se pode causar dependencia
Dr. Eduardo Paiva: Para sempre e ela não causa dependência

19:27:14
Gianne:
Boa noite, dr. Eduardo! Tenho 30 anos e gostaria de saber como minimizar o cansaço muscular, principalmente ao acordar. Tenho o diagnótico de fibromialgia há 4 anos e no momento tomo anti-depressivos, faço atividade física regularmente e também utilizo analgésico. No entanto, não sinto melhora deste sintoma.
Dr. Eduardo Paiva: Este cansaço pode ter várias causas - como é ao acordar, talvez um estudo do sono seja útil.

19:27:26
Gianne:
Boa noite, dr. Eduardo! Tenho 30 anos e gostaria de saber como minimizar o cansaço muscular, principalmente ao acordar. Tenho o diagnótico de fibromialgia há 4 anos e no momento tomo anti-depressivos, faço atividade física regularmente e também utilizo analgésico. No entanto, não sinto melhora deste sintoma.
Dr. Eduardo Paiva: Este cansaço pode ter várias causas - como é ao acordar, talvez um estudo do sono seja útil.

19:27:41
Antônio:
Qual a relação entre protusão-discal e fibro?
Dr. Eduardo Paiva: nenhuma

19:29:04
carmella manna ferreira:
Há 2 anos venho tratando fibromialgia. Já passei por ortopedista, reumato, e agora uma neurologista,que me indicou fisioterapia com massagens mio fascial.já tomei triptanol,rivotril e agora zoloft. já fiz musculação e nada passa a dor nem mesmo tylenol. A única alternativa que me alivia de vez em qdo é beserol. Será que um dia isso vai passar? obrigada dr.
Dr. Eduardo Paiva: vai, se continuar a fazer exercícios além da massagem - você tem que mexer o corpo. Usar analgésico DE HORÁRIO - ao invés de só ocasionalmente é o mais recomendado

19:30:38
Marcia:
Dr. Eduardo, resido em Bombinhas, um pequeno município entre Florianópolis e Itajaí, venho de São Paulo, não conheço nenhum reumatolgista a quem possa procurar na região, o Sr. poderia me indicar um? Devo parar com as injeções, pois elas me aliviam as dores. Neste período é um pouco dificil encontrar um bom especialista, neste interim, o que quevo tomar?
Dr. Eduardo Paiva: Não posso receitar pela internet - existe reumatologist em Itajaí, em Joinville e em Florinópolis. ver no site da sociedade brasileira de reumatologia

19:30:48
Luiza Maria:
Dr.Eduardo, pf, tomo o remédio codaten e sinto que desde que começei a tomá-lo não mais consegui emagrecer, mesmo fazendo exercícios diários de 1 hora e dieta, ele engorda?
Dr. Eduardo Paiva: Não

19:30:51
Luiza Maria:
Dr.Eduardo, pf, tomo o remédio codaten e sinto que desde que começei a tomá-lo não mais consegui emagrecer, mesmo fazendo exercícios diários de 1 hora e dieta, ele engorda?
Dr. Eduardo Paiva: Não

19:31:35
Sperança:
Dr! Há uma caracteristica de pessoas que sofrem a sindrome? quero dizer estas pessoas no geral sempre tiveram algum disturbio de sono, desde a infancia, ou um quadro de dificuldade para dormir?
Dr. Eduardo Paiva: Sim, as pessoas que desenvolvem fibro podem ter um passado de sono alterado, depressão, entre outras coisas

19:32:25
Ana Gonçalves:
Boa noite, Dr. Eduardo. Escrevo desde Portugal,tenho fibro há pelo menos 2 anos. Para além de fortes dores no corpo, de dormir mt mal,...tenho dores mt fortes de cabeça e nos olhos constantes que não passam. Tenho um pé que dói muito,só consigo andar com sapato rasteiro e ortopédico. Gostaria de saber se tudo isto tem a ver com a fibro. Tenho outros sintomas mas sei que são da fibro.Obrigado.
Dr. Eduardo Paiva: A dor n´no pé mais localizada pode não ser da fibro. Os outros sintomas sim.

19:32:54
Janaina Madeira:
Estou acompanhando este chat, e pergunto. A insônia, depressão, alteração da libido, dor de cabeça, alteração de humor... tem fundamento também com a fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: Sim, totalmente- todo o quadro de dor crônica pode causar estes sintomas

19:33:04
GLORIA:
OBRIGADA DOUTOR.CONTINUE NOS MANTENDO INFORMADOS SOBRE AS NOVIDADES EM TRATAMENTOS DE FIBRO.FELIZ NATAL
Dr. Eduardo Paiva: De nada

19:34:01
Sperança:
Dr, atualmente o que mais me incomoda são as caimbras e elas ocorrem nos musculos mais diferentes. isto é decorrencia da evoluçaõ da sindrome?
Dr. Eduardo Paiva: Não da eveolução, mas da própria síndrome. Caimbras tem outras causas que devem ser investigadas, como problemas no sódio, pota´ssio e cálcio corporal

19:34:13
Vilma Moreno:
A fibro já foi incluida no CID, Código Internacional de Doenças?
Dr. Eduardo Paiva: sim- M79.0

19:34:45
margarida:
Doutor, tomo anti-depressivo há 8 anos por causa das dores. Qual as consequencias futuras? Não pode prejudicar a consentração?
Dr. Eduardo Paiva: Não, a dor crônica possui um efeito pior na concentração

19:35:46
Maria:
tomo tramal e flotac 70mg. quais os perigos a longo prazo? já estive em coma por intoxicação medicamentosa e tenho receio dos remédios
Dr. Eduardo Paiva: O flotac tem anti-inflamatório, o que pode ser ruim para o estômgo; o tramal n~~ao tem grandes problemas a longo prazo

19:36:35
Cristina:
muitas dificultad conciliar sueño,¿ es conveniente una polisomnografía?
Dr. Eduardo Paiva: se já tentou um tratamento empírico, e está difícil coordenar o sono, o exame pode ser útil;.

19:36:49
Valéria:
No início eu inchava, agora só as dores, principalmente cócxi, costas e pescoço. Trabalhando, carrego peso. Evito tomar corticóides, só analgésicos. Posso fazer natação?
Dr. Eduardo Paiva: sim.

19:37:41
Roze:
Dr. Eduardo, já existem pesquisas que comprovem algum fator bioquímico ou lesional do SNC como fator desencadeante de Fibromialgia?....
Dr. Eduardo Paiva: não como desencadeante, mas alterações de neurotransmissores como a substância P já foram bem identificados na fibro.

19:38:35
Elaine Camata:
Dr. Eduardo, em julho tive uma crise que os médicos não conseguiram diagnosticar. No final da tarde senti fortes vertigens, nauseas, aumento da diurese e muita fraquesa muscular. Levei 10 dias para que essa dor diminuísse, também senti muita ardencia nos olhos. Hoje sinto muitas dores musculares.Já fiz muitos exames e tudo está aprentemente normal. Uma reumatologista sugeriu ser fibromialgia. Está correto???
Dr. Eduardo Paiva: Pode ser fibro sim, desencadeada por algum evento inicial - infecção, talvez?

19:39:09
Cristina:
El aumento demedido del apetito, mais caída de cabello,mais uñas estriadas pueden ser causa de F:M:?
Dr. Eduardo Paiva: não,uma consequencia - pode ser problema de tireoíde

19:40:53
MONICA:
boa noite DR tenho uma paciente que já tentou varios tratamentos como antidepressivos , analgesicos fortes - resultaram em intoxicação no ficagdo , depois nenhum fazia efeito . Tentou tratamento com medicina Antropofasica , melhorou muito as dores , porem agora não melhora mais Esta sentindo insonia e depressao profunda , parou com hidro e caminhada porque achava que piorava as dores Hoje faz uso de oligomed litio , oligomed cobre ouro prata , stilnox , formula homeopata - passiflora , mulungu - calmantes naturais e continua sem sono , gostaria de saber se alguns desses medicamentos provoca nauseas , ela anda com muita nausea , e o que poderia fazer para sono
Dr. Eduardo Paiva: não sei sobre os suplementos e calmentes naturais. O stilnox não dá náusea. Muitas outras coisas podem ser tentadas para o sono, talvez encaminhá-la para uma polissono.

19:41:19
Fátima:
pq os exercícios na agua eu não tolero, e tolero musculação caminhada e alongamento bem? não é o contrário?
Dr. Eduardo Paiva: não necessariamente - cada organismo reage diferente

19:41:44
Flavia:
Descobri que tenho fibro há 2anos e 1/2 . Trato com uma reumatologista estou tomando fluoxetina de dia 30mmg e ciclobenzaprina antes de deitar. Estou bem , mas tenho tido altos e baixos , isto é normal.
Dr. Eduardo Paiva: sim, é normal - tem feito exercícios

19:42:10
Sonia:
Tenho uma dor a uns dois anos nas costas e já fiz muitos exames e não dá nada, agora um médico disse que posde ser fibro, mais a fibro dói em um só lugar?
Dr. Eduardo Paiva: não, a fibro por definição é dor generalizada

19:42:51
almeida4br:
MINHA ESPOSA TEM MUITA DIFICULDADE PARA URINAR. ELA TEM FIBRO E TOMA CLORIDRATO DE TRAMADOL. É DO REMEDIO OU DA FIBRO?
Dr. Eduardo Paiva: provavelmente da fibro. o tramadol pode fazer retenção urinária, mas é descrito como sendo muito raro

19:44:00
Elaine:
Se na fibro não há processo inflamatório, então porque há dor??? Qual sua origem????
Dr. Eduardo Paiva: A dor na fibro é causada por uma sensibilização do sistem nervoso central à dor - estímulos que não são dolorosos são amplificados e começam a causar dor

19:44:20
Ana Gonçalves:
É normal na fibro ter adormeciemnto de um braço ou perna? é normal o aumento de peso? E pode provocar dores durante a relação sexual? Obrigago.
Dr. Eduardo Paiva: sim, todas estes estão descritos

19:44:52
Fátima:
dr. Eduardo, o que faço para párar com o stilnox?
Dr. Eduardo Paiva: converse com seu médico para substituí-lo ou fazer um esquema de retirada

19:45:02
Roze:
Dr, Eduardo, o uso contínuo de sertralina por mais de 5 anos pode produzir algum efeito colateral ou dependencia?....
Dr. Eduardo Paiva: não

19:45:37
Sherly Verissimo:
Tenho tomado miosan,Flotac,Arcoxia e alguns, outros com orientações médicas(ortopedistas),as dores só são aliviadas por pouco tempo. Há necessidades do uso de outras drogas? devo procurar o Reumato para avaliar e indicar as medicações ou posso continuar sendo orientada pelo Ortopedista?
Dr. Eduardo Paiva: O reumatolgista possui um treinamento mais adequado para lidar com a fibro.

19:45:45
Gianne:
Gostaria de saber se há algum impedimento para a gravidez à portadora de fibro?
Dr. Eduardo Paiva: não.

19:46:03
Antônio:
Com a medicação percebi um ganho de barriga. Há relação com o Trofanil...
Dr. Eduardo Paiva: O tofranil pode fazer aumento de peso.

19:46:29
natalia:
Eu tenho fibromialgia a um ano e nao faço atividade fisica, tomo antidepressivo e não sinto dor.Posso começar fazendo natação mesmo estando a três anos sem fazer nenhuma atividade fisica?
Dr. Eduardo Paiva: sim, é só começar lentamente.

19:47:23
Valéria:
Durmo mal por causa das dores, e me levanto como se fosse um orangotango;durante à noite/sono, o anti-depressivo ajudar a melhorar? Tenho hipotiroidismo, isto agrava? Feliz Natal!
Dr. Eduardo Paiva: sim, o anti-depressivo pode melhorar o sono. o hipot. mal-tratado pode piorar, se estiver bem controlado, não.

19:48:10
Flavia:
Boa Noite; Dr. Existe alguma relação da fibro com a existencia de infecçcoes urinarias frequentes
Dr. Eduardo Paiva: não, mas a bexiga irritável ou a cistite intersticial (sensação de inflamação), sem infecção, sim

19:48:18
Sandra:
Dr. muito obrigado pelas respostas, foram de grande valia. Feliz Natal!!!
Dr. Eduardo Paiva: ok

19:48:43
MARIA LUIZA:
TOMO FAZ MUITO TEMPO REMEDIOS COMO TRAMADOL E FLOTAC E NO MOMENTO CODATEN.MEU MEDICO NAO PEDE EXAMES DE CONTROLE. TIVE AVC, DUAS HEPATITES. QUAIS SRIAM OS EXAMES PARA PREVENCAO E CONTROLE?
Dr. Eduardo Paiva: Exames de função hepática, renal e hemograma

19:49:33
Wanderley Coutinho:
Dr. Eduardo: Para as dores de minha mãe seria indiferente tomar Voltaren intramuscular ou comprimido? Ela vem tomando Dorflex 1xdia mas o resultado é muito pequeno.
Dr. Eduardo Paiva: Dorflex somente uma vez por dia é pouco. Não costumo utilizar anti-inflmatórios na fibro.

19:49:44
Enide:
Existe algum tratamento a laser para afibromialgia
Dr. Eduardo Paiva: não

19:50:18
Sandra:
Dr. mais uma perguntinha. Qual o tratamento para a dor miofacial?
Dr. Eduardo Paiva: Alongamento, relaxantes musculares, antidepressivos e ocasionalmente infiltração com lidocaína

19:50:49
DENISE:
A FIBRO ALEM DE DOER TODO O CORPO, ELA DA DOR NO PEITO, SUADOR FRIO E MUITO DESCONTROLE EM IR NO BANHEIRO PRA EVACUAR.
Dr. Eduardo Paiva: sim, mas a dor no peito tem que ser checada com um cardiologista

19:51:12
Sperança:
Dr. A baixa do l_triptofano pode ser o detonador da sindrome? eu tenho e tomo poliaminoacidos. Isso de algum modo pode melhorar o quadro?
Dr. Eduardo Paiva: isso não possui comprovação científica

19:51:58
Valéria:
No caso de natação e de hidroginástica, têm que ser feitas em piscina aquecida? O inchaço, dormência e cãibras são normais? O "carregar peso" piora?
Dr. Eduardo Paiva: è melhor que sim. Sim, são da fibro. O carregar peso sem aquecimento ou repetidamente pode piorar

19:52:10
Antonio:
As lesões repetitivas podem desencadear FM?
Dr. Eduardo Paiva: não.

19:53:03
Gianne:
Por favor, qual o tempo estimado de tratamento correto para a diminuição dos sintomas como: falta de concentração, diminuição das dores musculares e melhora do sono?
Dr. Eduardo Paiva: O sono melhora mais rápido, a dor por segundo e a concentração pro último. Média de um ano,mas muito variável

19:53:21
Valéria:
O excesso de peso pode ser fator agravante na fibro?
Dr. Eduardo Paiva: sim, por sobrecarregar a massa muscular

19:53:40
Sperança:
Interessante a observação da amiga castelhana, pois minhas unhas ficaram estriadas.. tem a ver com a Fm?
Dr. Eduardo Paiva: não conheço, irei checar

19:54:17
LUIZA:
APESAR DE EXERCITAR-ME 7 DIAS POR SEMANA, HÁ MAIS OU MENOS HUM ANO, SINTO DORES FORTISSIMAS, DURMO MAL E ACHO QUE POR ISSO FICO MUITO IRRITADA, ANGUSTIADA. O QUE O SR PODERIA SUGERIR PARA FICAR MAIS CALMA E TRANQUILA, POR FAVOR SUGIRA DR EDUARDO
Dr. Eduardo Paiva: Talvez antidepressivos e uma melhor analgesia - o que está tomando?

19:55:09
Ana Gonçalves:
Sinto que a minha memória está cada vez mais fraca...esqueço facilmente as coisas(como nome de pessoas, há coisas do passado que ñ recordo, começo a ficar mt preocupada. Será isto um sintoma da fibro? Não disse mas tomo Paroxetina 20 mg(2 de manhã), Adalgur(3 comp. 3 x dia) e diazepam. Obrigado.
Dr. Eduardo Paiva: A dificuldade de memória é muito comum na firbo, e tem mais a ver com a falta de concentração, geralmente é reversível com o tratamento

19:55:24
Fátima:
qual o valor de setomar cloreto de magnésio na fibro?
Dr. Eduardo Paiva: pouca validade.

19:55:52
Vilma Moreno:
Existe alguma razão especial para o fato de as mulheres serem muito mais propensas à fibromialgia que os homens?
Dr. Eduardo Paiva: não,mas isto é fruto de intensos estudos

19:56:28
jane.martinelli:
Tenho a fribro e descobrir que fazer musculação é o melhor remédio. esta correto? Minhas dores quase sumiram.
Dr. Eduardo Paiva: exercícios são o tratamento de base da fibro. Qual fazer depende muito de pessoa a pessoa

19:56:36
José C. Ferrâo Neto:
Porque a maioria das pessoas que tem fibromialgia é mulher ??
Dr. Eduardo Paiva: vide acima

19:56:43
Arthur:
Tenho muitos problemas de dor e indisposição, principalmente quando acordo, esse quadro pode ser de fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: sim.

19:57:18
NELIO:
O QUE O SR ACHA DA APLICACAO DE " PILATES" NA FIBRO?
Dr. Eduardo Paiva: acho o pilates um bom exercício para fibro. Como qualquer outro, deve ser iniciado lentamente

19:57:25
Sperança:
A incidencia do citomegalovirus é maior em pacientes de FM?
Dr. Eduardo Paiva: não

19:57:56
Vilma Moreno:
A fibromialgia pode ter um componente de hereditariedade? Lembro-me de minha avó e de minha mãe se queixarem de dor generalizada e cansaço.Além de depressão....
Dr. Eduardo Paiva: sim, tanto a depressão, como a fibro, como a combinaçãod as duas podem ter um hereditariedade

19:58:47
maria helena:
DR. Eduardo, boa noite, estou um pouco atrazad. Por favor, a Fibro tem cura?
Dr. Eduardo Paiva: não, por enquanto. mas pode ser controlada e a pessoa pode ficar sem dor, mas sempre terá que se manter vigilante- fazendo exercício

19:59:29
Roze:
Dr. Eduardo, Hipotireoidismo e Fibromialgia com diferencia-los?....
Dr. Eduardo Paiva: fazendo o teste de hipotireoidismo e tratando. nada impede da pessoa ter as duas coisas

20:01:02
LUIZAMARIA:
FACO IMENSO ESFORCO PARA FAZER MINHAS CAMINHADAS E HIDRO DIARIAMENTE HÁ QUASE DEZ MESES, JÃ QUE O SR CONSIDERA FUNDAMENTAL E ACREDITO NO SR. AS VEZES AO EXERCITAR-ME QUASE ME ARRASTANDO DE TANTA DOR. ESTE EXAGERO NA BUSCA DA MELHORA DA FIBRO É RECOMENDAVEL? ALEM DA FIBRO TENHO 3 HERNIAS DE DISCO E ARTROSE.
Dr. Eduardo Paiva: nenhum exercicio deve causar dor - ou voce esta fazndo mais do que devia, e muitas vezes na fibro o progresso no exercicio deve ser batsante lento, ou não está recebendo uma analgesia adequada. Não faça exercício para ter dor.

20:02:02
Gilmar:
boa noite dr.Eduardo,a dois vim descobrir que tenho fibro,gostaria de saber se o amitril e`um anti depre,pois tenho tomado meio duas horas antes de me deitar,e tomo analgesico paracetamol um ao dia ou quando tenho dor ,pois estou me sentindo bem melhor voltei jogar futebol eoutras atividades.
Dr. Eduardo Paiva: o amitril é um anti-dpressivo que é usado na fibro,pequenas doses que visam mais o sono.

20:03:18
Fátima:
realmente como o sr respondeu o anti depre(que tomo a 5 anos) não me sinto dependente e nem me faz nenhum mal, mas o stilnox esse me sinto dependente
Dr. Eduardo Paiva: O stilnox não causa dependência, mas ele faz o que nós chamamos de tolerância- ele para de fazer efeito após algum tempo. Períodos de férias do remédio, alternado com outros, seria interessante

20:03:57
Enide:
Mau namorado toma anafranil....mas penso que esse remedio deixa ele mais depessivo ainda....[e normal nos primeiros meses e tratamento.....ele tem fibro ja a mais de 10 anos
Dr. Eduardo Paiva: a dose é´pequena para depressão - a dose média é de 75mg

20:04:34
alzira:
dr. eduardo, tbm tenho dda e a confusão é gd.uma coisa se mistura a outra. estou em crise. pois a medicação de um vai p/ a outra . mas osono e cançaso é o q/ me acaba.alguma sugesão?
Dr. Eduardo Paiva: o que está tomando?

20:05:11
Fátima:
o que melhora o sono? várias pessoas relatam a melhora com a amitripitilina, eu não sinto sono algum
Dr. Eduardo Paiva: a amitriptilina funciona em cerca de 40% das pessoas - outras medicações podem ser testadas

20:05:21
Arthur:
Tenho pesquisado muito sobre minhas dores musculares e o problema em meu sono e estou agora pela FM, e me identificando muito.. A fibro tb atrapalha na libido e potencia sexual?
Dr. Eduardo Paiva: sim, bastante

20:06:17
Gianne:
Problemas intestinais são comuns aos portadores de FM? Como minimizar estes sintomas?
Dr. Eduardo Paiva: sim, principalmente síndrome do intestino irritável - dieta rica em fibras, bastante líquido são necessários, checar com um gastro se não melhorar

20:07:01
Márcia:
Dr. Eduardo. Boa noite. Estou caminhando todas as manhãs e as minhas dores melhoraram muito. O senhor saberia dizer se existe um tempo mínimo de caminhada para a dor não voltar? Se fico um dia sem caminhar, como posso compensar?
Dr. Eduardo Paiva: tente andar todos os dias, pois isso é bom não só para a sua saúde geral, mas também para fibro

20:07:29
monica:
uma polissono é o que psicologa ewxpecializada nisto ?
Dr. Eduardo Paiva: não, é um exame em que a pessoa dorme monitorizada por aparelhos

20:07:41
Vilma Moreno:
Muito obrigada pelas respostas esclarecedoras.Boas Festas, caro dr. Eduardo.
Dr. Eduardo Paiva: pra voce também

20:08:06
LUIZA:
ESTOU TOMANDO CODATEN, MIOSAN 10,LEXOTAN, E,DURANTE ALGUM TEMPO DINAFLEX QUE NAO FEZ NENHUM EFEITO.
Dr. Eduardo Paiva: dinaflex é para artrose, não para fibro

20:08:42
Arthur:
A FM é apenas psico-somatica?
Dr. Eduardo Paiva: não - já há bastante evidências neuro-bioquímicas que ela é uma dor real

20:08:52
Antônio:
Para mim o pilates foi um santo remédio... Boa noite Dr. Eduardo.. Feliz natal!
Dr. Eduardo Paiva: Que bom...

20:09:04
Flávia:
A caminhada e alongamentos são eficientes para nao ter dor e qual a frequencia ideal
Dr. Eduardo Paiva: sim, todos os dias

20:09:31
LIliam:
DR. a Fibro, nos dá direito a um afastamento para aposentadoria? aliás, está enquadrada?
Dr. Eduardo Paiva: este é um assunto complexo - depende de perito para perito

20:10:15
eliene:
Boa notie, dr. Obrigado por dedicar seu tempo aqui. Há aprox. 3 meses meu reumatologista, em segundos, diagnosticou fibromialgia para as minhas dores. Já fazia uso do Amytril por recomendação do neuro. Tenho hernias cervicais. Meu maior padecimento atualmente são dores nas articulações (pés e mãos), com muita dificuldade para andar. Meu orto me deu Arcoxia 90 e me senti muito bem, mas pasei muito mal na região abdominal. Essas dores dos dedos são tam'bem fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: podem não ser, principalmente por melhorarem com arcoxia- cheque com seu médico

20:10:27
Eliene:
Esta pergunta da Ana Gonçalves também me diz respeito. Eu acreditava que esses "brancos" eram devido às hérnias cervicais. É também fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: sim.

20:11:00
FERNANDO S. DA SILVA:
AS VEZES TENHO ENJÔO E A SENSAÇÃO QUE VOU DESMAIAR COM UM MAL ESTAR MUITO GRANDE. É SINTOMA DA FIBRO ???
Dr. Eduardo Paiva: este é um sintoma bastante comum em outras situações, que deve ser detalhado em uma consulta

20:11:34
Luciana Alencar:
Boa Noite Dr. acredito que tenho fibromialgia desde os 15 anos, hoje tenho 29, porque desde está idade sinto dores nos membros. Já detectado a doença o medico me passou mionevrix, miosan e bestra, são remédios recomendáveis? obrigada
Dr. Eduardo Paiva: mionevrix e bextra são anti-inflamatórios, que eu não costumo usar na fibro

20:12:00
Flavia:
O RPG tem bom resultado para a Fibro, estou iniciando?
Dr. Eduardo Paiva: sim, se associado a um condicionamento aeróbico

20:12:59
LUIZA MARIA:
ALEM DAS IRRITACOES, INSONIA, ANSIEDADE, DECORRENTES DAS FORTES DORES, TENHO SENTIDO MEU APETITE AUMENTAR MUITO. O ENDOCRINOLOGISTA PASSOU ANFEPRAMONA 40 DUAS VEZES AO DIA. QUAL A SUA OPINIAO SOBRE ESTE REMEDIO?
Dr. Eduardo Paiva: particularmente não prescrevo medicações para o peso, sempre encaminho para o endocrinologista. há medicaçôes mais modernmas

20:14:15
Eliene:
Estou de licença INSS desde janeiro. Sempre na perícia reclamo das dores e eles dizem que isso é muito subjetivo. Existe alguma forma de "provar" que sentimos dores e é real? Nem sempre aceitam a declaração médica apenas, querem exames!!!!
Dr. Eduardo Paiva: Não existe uma maneira de se provar que se está com dor. Mas uma coisa é certa em minha experiência com fibro e perícia - o stress do processo sempre piora a fibro - caia fora dessa ! (se possível)

20:14:48
Ana Gonçalves:
Dr.,como já disse vivo em Portugal e está mt frio, o que aumenta as minhas dores por todo o corpo. poderíame sugerir algo para melhorar esta situação? Obrigado.
Dr. Eduardo Paiva: Somente o tratamento de toda a síndrome vais melhorar este sintoma

20:15:12
Valéria:
A falta de concentração é pelo sono "ruim" ou é típico da fibro; e pode se agravar? Obrigada pela oportunidade.
Dr. Eduardo Paiva: por ambos, e pode se agravar se a fibro não for tratada

20:15:23
Arthur:
Estou com minha libido e potencia sexual em baixa, tenho 32 anos e gostaria de saber se pode haver relação com a FM.
Dr. Eduardo Paiva: sim, pode

20:16:14
Sherly Verissimo:
Dr. Eduardo: Quais o exercícios mais recomendados?è necessário o uso de antidepressivos durante o tratamento?Há analgésicos que podem ser tomados diariamente sem prejudicar algum órgão? Obrigada. Feliz Natal e por favor continue mantendo -nos informados sobre as novidades de tratamentos.
Dr. Eduardo Paiva: Exercícios - alongamentos e condicionamento aeróbico Antidepressivos- geralmente sim Analgésicos - sim

20:16:45
LUIZAMARIA:
A FLUOXETINA É UM ANTIDEPRESSIVO FITOTERAPICO? AJUDA NA FIBRO?
Dr. Eduardo Paiva: não, a fluoxetina é uma medicação alopática que pode ser útil na fibro

20:17:07
Elza:
Tenho fibromialgia diagnosticada a 2 anos, edesde agosto de 2004 tomo 01 comp. de miosan 10 mg a noite, e de manha depois do cafe, tomo 01 capsula de Venlift OD 75 mg, e estou ate bem,o que o senhor acha destes medicamentos??
Dr. Eduardo Paiva: acho que é uma boa combinação

20:17:18
Enide:
Ele me disse que toma apenas 50 mg por dia.....o Sr. disse que o ideal [e 75 certo.....com essa dosagem a depressao dimimui...
Dr. Eduardo Paiva: sim

20:17:57
Janaina Madeira:
Quer dizer que a FM pode causar, ou causa tb uma falha na memória, ou falta de concentração? Pois estou tendo muito disto a ponto de as vzs esquecer coisas basicas..
Dr. Eduardo Paiva: sim, é extremamente comum, no site fibromialgia.com.br, escrevi um editorial sobre isso

20:18:36
Renato:
Boa noite. Já estou conseguindo caminhar 40 minutos todos os dias, às vezes até sem analgésico! Como devo aumentar a carga de exercício? Pois sinto que estas caminhadas já estão "fracas". Obrigado.
Dr. Eduardo Paiva: cinco minutos por dia, aumentando a cada semana

20:18:47
Enide:
As dores dimimuiram...mas ele reclama muito de que nao consegue fazer nada....isso e depressao ou apenas efeito do remedio...
Dr. Eduardo Paiva: pode ser ambos

20:19:05
NELIO:
A FLUOXETINA DE 20 MG PODE AUMENTAR O APETITE? QUANDO TOMAVA TINHA IMPRESSAO QUE AUMENTAVA MEU APETITE.
Dr. Eduardo Paiva: geralmente ela diminui o apetite

20:19:23
LucianaAlencar:
Dr., qual é o tipo de diagnóstico que o medico tem que dar ao paciente para que se comprove a fibromialgia e o paciente consiga comprar automóvel com desconto?
Dr. Eduardo Paiva: não entendi

20:19:45
DENISE:
BOA NOITE DR. EDUARDO FUI DAGNOSTICADA SEMANA PASSADA TER A FIBRO, O MEDICO PASSOU PARA MIM TOMAR DEMANHA O LEXAPRO MEIO COMPRIMIDO DE 10MG E O RIVOTRIL DE 0,5. TOMAR O BEXTRA DE 40MG UMA VEZ AO DIA E RIVOTRIL A NOITE NA HORA DE DORMIR. O Q O SENHOR ACHA
Dr. Eduardo Paiva: falta a atividade física

20:19:57
Enide:
Existe algum remedio para melhorar o libido....
Dr. Eduardo Paiva: sim -

20:20:11
Márcia:
Dr. Eduardo, tomo um dorflex todos os dias antes de caminhar. Isto é ruim?
Dr. Eduardo Paiva: não isto é bom e inteligente

20:20:45
Luis:
Oi Dr. Minha namorada tem FM. Tylenol para dores musculares é um medicamento eficaz no combate ao problema? Estou indo aos EUA. Existe algum outro que o Sr. recomenda?
Dr. Eduardo Paiva: geralmente o tylenol funciona bem.

20:21:40
Roze:
Dr Eduardo, existe algum grupo de estudo ou associação de Fibromialgia aqui no RS que pudesse me fornecer tel. de contato?....
Dr. Eduardo Paiva: parece que existe um em são leopoldo providenciaremos e poremos no chat

20:21:50
liliam:
Dr. Eduardo, primeiramente obrigado, Deus lhe pague por nos ajudar Responda-me. Há uma esperança para cura da Fibro?
Dr. Eduardo Paiva: sim, sempre há

20:21:55
fátima:
pode-se fazer poli sob o efeito de stilnox?
Dr. Eduardo Paiva: sim

20:22:07
Cristina:
reitero mi consulta: 100MG. DE sERTRALINA ESTÁ BIEN PARA UNA fm DE 6 AÑOS
Dr. Eduardo Paiva: sim

20:23:05
Ana Gonçalves:
Dr. Eduardo, muito obrigaga pelas suas explicações. Desde Portugal, Ilha da Madeira quero desejar um FELIZ NATAL E UM MILHÃO DE COISAS BOAS PARA O ANO 2005!!!!
Dr. Eduardo Paiva: Muito obrigado!!

20:23:15
luizamaria:
o sr poderia, por favor mesmo, só para o meu conhecimento, e talvez informar ao meu endocrinologista qual o nome desses remedios mais modernos? Não me negue por favor.
Dr. Eduardo Paiva: negarei

20:23:55
Enide:
Entendi ....o que e possovel fazer para detectar se e depressao ou apenas efeito do remedio......
Dr. Eduardo Paiva: as vezes abaixando o remédio e checar a reação

20:24:09
Sperança:
Dr ! Quais nossas esperanças para 2005? Aproveito e lhe desejo Boas Festas
Dr. Eduardo Paiva: As melhores possíveis - um abraço

20:24:48
Enide:
O sr. Indicaria algum remedio para o libido....esses remedios sao realmente eficazes..mesmo tomando o Anafranil....
Dr. Eduardo Paiva: não posso indicar nenhum remédio aqui - converse com seu gineco

20:25:05
Eliene:
A questão do duso de Arcoxia, que médico devo procurar, o orto ou o próprio reumato para verificar isso melhor? Pode ser artrite ou algo parecido e não FM?
Dr. Eduardo Paiva: pode ser artrite, procure o reumatologista

20:25:34
nelio:
alem de minha mulher dormir muito mal, tem que levantar varias vezes aa noite para urinar isto é da fibro?
Dr. Eduardo Paiva: pode ser a síndrome da bexiga irritável

20:25:50
DENISE:
JA FIZ O ECO E DEU TUDO NORMAL, MAS CONTINUO SEMPRE COM A DOR NO PEITO ELE DISSE Q E MUSCULAR SERA Q E ISSO MESMO.
Dr. Eduardo Paiva: provavelmente sim

20:26:02
Gianne:
Obrigada pela disposição em nos esclarecer. Este trabalho é fundamental para nós, portadores da síndrome. Feliz natal.
Dr. Eduardo Paiva: Pra você também

20:26:17
DENISE:
TOMANDO O LEXAPRO, O RIVOTRIL DE MANHA, OBEXTRA E O RIVOTRIL A NOITE E A ATIVIDADE FISICA TA CERTO.
Dr. Eduardo Paiva: está certo

20:26:24
leila:
feliz natal Dr Eduardo
Dr. Eduardo Paiva: obrigado

20:26:40
Roze:
Grata DR. Eduardo e um Feliz Natal!....
Dr. Eduardo Paiva: obrigado e para você também

20:27:59
Sherly Verissimo:
Dr. Eduardo: Há algum centro de tratamento da dor no RJ? Há grupos ou profissionais qualificados no RJ que possamos procurar para fazer o diagnóstico e tratamento? Qual o tempo mínimo de tratamento para alivívio total dos sintomas? Obrigada.
Dr. Eduardo Paiva: Existem excelentes reumatologistas no Rio, e alguns interessados em fibromialgia. O melhor a fazer é contactar a sociedade carioca de reumatologia

20:28:12
Eliene:
Infelizmente, doutor, não posso abandonar a perícia pois sinto muitas dores e não me sinto mais capaz de suportar 8 horas diárias de trabalho. Apesar de ter melhorado muito, às vezes não consigo nem andar...
Dr. Eduardo Paiva: entendo

20:28:25
Enide:
Mas o Sr disse que a dosagem exata e 75....se hoje ele toma 50 tem que aumentar..certo.....
Dr. Eduardo Paiva: certo

20:28:45
Janaina Madeira:
Dr. Eduardo, muito obrigado por esclarecer nossas dúvidas! Tenha um bom Natal, e que em 2005 o Sr. possa ter ao teu lado tudo de bom que o Sr. merece!!! Um grande abraço com carinho!
Dr. Eduardo Paiva: Para você também

20:29:01
maria:
Dr. Tenho dores musculares, dores na sola dos pés, que muitas vezes queimam, também por vezes eles incham um pouco. Algumas vezes dores de cabeça, minha bexiga me incomoda, sinto sempre vontade de urinar, sono instável, ardor nos olhos, muito cansaço, falta de concentração, instestino irritável. Esses são sintomas da fibro???
Dr. Eduardo Paiva: sim, provavelmente

20:29:54
cRISTINA:
eSTIMADO dR. eDUARDO: Cada día me siento peor, estoy con una Dra. siquiatra, mais una reumatóloga, pero en Argentina esto casi no se conoce...que debo hacer ya no tolero mais...
Dr. Eduardo Paiva: Consulte outro reumatólogo, que se interesse por fibro

20:30:16
Eliene:
Meu maior problema por todas as dores que sinto é que ospróprios medicamentos, como arcoxia, beserol e uma composição que meu reumato pediu me causam muitas dores abdominais. Mas ele não passou exercícios. É imprescindível, né?
Dr. Eduardo Paiva: sim, com certeza

20:30:28
Fátima:
bem dr. feliz natal e obrigado por sua atenção, vou ser assidua do site, que conheci agora. grande abraço!
Dr. Eduardo Paiva: para você também

20:30:42
luizamaria:
o que o sr acha do aloe vera para a fibro?
Dr. Eduardo Paiva: não conheço

20:30:42
luizamaria:
o que o sr acha do aloe vera para a fibro?
Dr. Eduardo Paiva: não conheço

20:30:54
Márcia:
Dr. Eduardo, mais uma vez, muito obrigada, o senhor tem me ajudado bastante! Considero este chat uma oportunidade muito valiosa. Feliz Natal.
Dr. Eduardo Paiva: De nada.

20:31:06
Sherly Verissimo:
FELIZ NATAL !!!!!! Um ANO NOVO maravilhoso para todos vcs. do site e à todos os profissionais de Saúde em especial Dr. Eduardo Paiva que tem feito um trabalho maravilhoso em pesquisa e tratamento para aliviar os sintomas e os problemas causados pela FM. Um grande abraço à todos.
Dr. Eduardo Paiva: Para você também