Chat de 01/12/2003, com Dr. Eduardo Paiva

marcelo: Qual o sintoma mais frequente da fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: O sintoma mais comum é dor muscular generalizada, o que define a doença.
Gabriela: Estou fazendo meu TCC a respeito do uso da acupuntura no alivio da dor nos pacientes fibromialgicos. gostaria de saber se vc tem alguma experiencia a respeito
Dr. Eduardo Paiva: A acupuntura funciona na fibro, mas o efeito é transitório - como um analgésico ocasional, parece-me uma boa técnica
Neli: Tenho diagnóstico de fibromialgia, gostaria de saber se tem algum medicamento mais avançado?
Dr. Eduardo Paiva: O tratamento nã deve se basear só em medicamentos, e sim envolver exercícios, melhoras do sono e de depressão associada. Não existe Um remédio, mas um conjunto de coisas que devem ser feitas. Dito isso, existem sim remédios que estão sendo testados e que são promissores, como a pregabalina.
Soraya Bahia: Tenho fibromialgia há mais mais um ano, mas tenho notado que em dias mais frios minhas dores aumentam, isso tem algum fundamento?
Dr. Eduardo Paiva: Sim, pois o frio aumenta a percepção da dor nos músculos.
Jorge von Zuben: Como dentista atuo na area de dor rofacial, e gostaria de saber qual a relaçõ entre DTM E FIBROMIAGIA?
Dr. Eduardo Paiva: Muita, pois a dor de ATM envolve muitos dos mecnismos da fibro.
Gabriela: Vc acredita q a fibromialgia tenha cvomo etiologia fatores psicológicos?
Dr. Eduardo Paiva: Não, pois a fibro não tem um fator que leva a seu aparecimento. é claro que toda dor envolve um componente emocional, e este deve ser avaliado e tratado.
cRISTIANE: Boa noite Dr. Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber onde poderei encontrar o melhor atendimento para a Fibromialgia... Voce indicaria algum lugar ou algum Dr em especial?
Dr. Eduardo Paiva: Você deve consultar um reumatologista, que é o mais indicado. Serviços universitários possuem muitas vezes ambulatórios de fibro.
Neli: Estou tomando MIOSAN e CLORIDRATO DE SERTRALINA, o que o senhor diria sobre o efeito desses medicamento no tratamento da fibro?
Dr. Eduardo Paiva: São dois medicamentos que podem ajudar, o miosan por atuar no sono e a sertralina por atuar na depressão. De novo, não adianta só a medicação se esta não for acompanhada de atividade física, que é o tratamento principal.
Soraya Bahia: Algumas vezes meus joelhos, cotovelos e pés incham e ficam mais dolorídos, o inchaço tem alguma relação com a fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: Alguns pacientes tem inchaço, mas este não é comum na fibro - deve-se checar um outro diagnóstico.
Aldo H: Tenho 55 anos e sempre uso medido de frequência cardíaca quando me exercito. Notei que tomando 5mg de MIOSAN a noite, na caminhada às 7:00 da manhã seguinte, a freqüência média é de 110 bpm e para o mesmo exercício a freüência cai para 95 bpm se for feito às 18h . Acho que é o efeito do MIOSAN que vai caindo durante o dia. Assim sendo, qual a melhor hora para se exercitar : de manhã ou a tarde ?
Dr. Eduardo Paiva: Não acho que haverá diferença, mesmo com o miosan
Sonia: Tomo Miosan 5mg.....gostaria de saber se esse medicamento pode ser tomado sem interrupção por longo periodo?
Dr. Eduardo Paiva: Sim.
Maria: Estou tomando lexapro 10mg para depressao 50mg de amitriptilina e rivotril 2mg. gostaria de saber se a medicação esta correta porque mesmo assim sinto dores horriveis
Dr. Eduardo Paiva: Todas estas medicações são úteis, mas talvez esteja faltando uma melhor analgesia - não vejo analgésicos - converse com o seu médico e exercite-se!
silvana: Tennho fibrom e osteoporose. Quem tem fibro tem uma alteração para mais em perceppção da dor. Posso sentir dores osseas mesmo sem fraturas?
Dr. Eduardo Paiva: Sim, pode. na verdade a ostoporose só irá doer em caso de fratura
Alex ato: Boa noite Dr. gostaria de saber se a musculação é contraindicado para pacientes com fibro???
Dr. Eduardo Paiva: nao, pode ser feita de maneira gradual
Aldo H: O senhor recomendaria algum livro/site sobre exercícios adequados para FM?
Dr. Eduardo Paiva: Os livros estão em inglês, mas o fibromyalgia help book, de Russell, é o melhor. um site de exercicios e´o myalgia.com
Nadesico: A fibromialgia se assemelha a curtos circuitos na rede neural, estimulando contrações erráticas e pontuais nos musculos, voluntário e involuntários É uma descrição correta?
Dr. Eduardo Paiva: Não. A fibro é uma sensibilização do corpo à dor, de maneira difusa.
Marcio Abreu: Gostaria de saber como discernir se a SF é uma doença ocupacional ou não.
Dr. Eduardo Paiva: Não considero a fibromilgia uma doença ocupacional.
andrea: boa noite. Eu moro em San Francisco, CA e gostaria de saber se o remedio que tomo, Paroxetine, pode ser usado durante a gravidez.
Dr. Eduardo Paiva: Existem estudos que referem que a fluoxetina e paroxetina podem ser usados, os estudos são melhores com a fluoxetina
Raquel: Olá,Dr! estudo biologia, estou no 3. ano e tenho fibromialgia há 1ano. Comecei a me interessar, visto que a doença é pouco conhecida. Faço fitoterapia, Yoga e acumpuntura. Não tomo mais nenhum medicamento para a fibromialgia e meus sintomas são praticamente nulos hoje. Gostaria de saber sua opnião sobre essa terapia que faço e pedir ajuda com relação a bibliografia que posso utilizar em meu trabalho.
Dr. Eduardo Paiva: Das terapias que v. citou, só a acupuntura foi estudada, com resultados bons. A bibliografia é extensa, não dá para citar aqui.
Renata: Fui diagnosticada fibromiálgica por um fisiatra. Tenho medo de fazer exercícios físicos sem orientação de profissional habilitado... Devo fazer tratamento com fisiatra ou com reumatologista?
Dr. Eduardo Paiva: OS dois profissionais podem ser utilizados, o trabalho seria complementar. O reumatologista checará se o diagnóstico está certo.
andrea: Vc acha que se o meu problema pode ser resolvido completamente com apenas 20mg de paroxetine e nada mais e' porque nao parece ser fibro?
Dr. Eduardo Paiva: Não exatamente, mas melhorar só com a medicação é raro na fibro - não fez mais atividade física?
SONIA PEREIRA: DR PORQUE NAO DEVEMOS FAZER USO DOS ANTIINFLAMATORIOS NAO ESTEROIDES. QUAL POSSO TOMAR, ALEM DO IBUPROFENO
Dr. Eduardo Paiva: Porque não há evidência de inflamação na fibro. Existem outros analgésicos que podem ser usados - consulte o seu reumatologista
Marcio Abreu: Fiz uma perícia em que o reclamante apresenta todos os sinais e sintomas de Fibro. Além de movimentos repetitivos o mesmo trabalhava em um ambiente muito frio, sem os EPIs adequados. O que o Sr. acha?
Dr. Eduardo Paiva: Acho que o trabalho pode piorar os sintomas de firbo nesta condições, mas não necessariamente originá-lo
Raquel: Existe então algum lugar na internet ou alguma faculdade para que e possa procurar com mais facilidade?
Dr. Eduardo Paiva: Procure a lista de serviços no site www.fibromialgia.com.br
andrea: estou agora tentando usar um remedio natural, SAme, e 3000mg de B-12 para substituir o paroxetine. Me parece que esta fazendo efeito. Vc tem algo a dizer sobre esses supplements?
Dr. Eduardo Paiva: Estes suplementos são populares nos EUA, mas não existem estudos que provem sua eficácia. Porque não os usa junto com a paroxetina?
Renata: Fui diagnosticada fibromiálgica por um fisiatra. Tenho medo de fazer exercícios físicos sem orientação de profissional habilitado... Devo fazer tratamento com fisiatra ou com reumatologista?
Dr. Eduardo Paiva: Com os dois, já respondi...
francisca: Boa noite Dr Por quase 7 anos tive dores por todo corpo. Elas começaram após uma série de eventos ocorridos em minha vida, incluindo assédio sexual, moral, panico depressao suicida, fim de casamento e morte de minha mãe. Recorri a vários médicos,de diversas especialidades, fiz TODO tipo de exame possível e nada detectava o por que das dores. Acabei por entrar em depressão suicida, chegando inclusive a tentar cometer o ato. 8 meses atrás, em uma palestra no meu local de trabalho ouvi falar de fibromialgia. Ainda assim, comentando com médicos sobre a doença, depois de muito ler na internet a respeito, eles relutam em aceitá-la como tal e chegam inclusive a dizer que é a doença da moda. Fico irada por que nenhum deles, nem mesmo o reumatologista, atesta o meu diagnóstico como Fibromialgia, mesmo após o exame dos pontos (detectados 16 deles). Qual a razão? O único que me forneceu um atestado, somente para justificar ausencia do trabalho, ainda assim escreveu Cid 729. Mas me parece que este não é o Cid. Qual é? A quem recorrer? Estou fazendo RPG, hidroginástica, caminhada, alongamento, reflexologia e dança. Melhorei 60%.Tomo Bromazepam e fluoxetina. Devido a problemas constantes no trabalho também cheguei ao estágio do pânico. Não entendo por que os médicos hoje em dia são tão céticos...A dor no peito era a mais intensa. Eu ainda a sinto quando me dirijo ao trabalho...Preciso do diagnóstico cofirmado principalmente sofro pressão da chefia que nao acredita nas minhas palavras. O Doutor pode me indicar um especialista em SJCampos?
Dr. Eduardo Paiva: Infelizmente não conheço ninguém em SJCampos. Acho que você tem fibromialgia, mas não posso afirmar sem examiná-la. Um conselho - quanto mais você tenta provar que está doente, mais fica doente. Foque suas energias em melhorar da fibro, e não na parte legal-trabalhista. Na minha experiência, isto sempre agrava os sintomas
MYRIAM: Gostaria de saber se há alguma ligação entre a fibromialgia e manchas brancas na língua diagnosticadas por Estomatologista , com base em resultado de biópsia, como líquen.
Dr. Eduardo Paiva: Não há relatos de liquen com fibro que eu tenha conhecimento.
cidinha: Doutor, a fibromialgia usa atacar crianças tbém? os sintonas são parecidos com os dos adultos? pergunto porque sou professora e temos alunos que as dizem serem fibromialgicos....
Dr. Eduardo Paiva: Sim, a fibro pode afetar crianças e os sintomas são parecidos.
neliojose: DR O CLORIDRATO DE MORFINA TOMADO DURANTE MUTO TEMPO PODE CAUSAR ALGUMA SEQUELA NO APARELHO URINARIO?????
Dr. Eduardo Paiva: Não permanente, mas durante o uso da morfina, pode haver retenção urinária
ROSA: GOSTARIA DE SABER SE A FIBROMIALGIA PODE CAUSAR TENDINITE E COMO ME CERTIFICAR SE ATENDINITE PROVEM MESMO DA FIBROMIALGIA OU DE ESFORÇOS REPETITIVOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O FATOR DE SER BANCARIA E EXECUTAR TAREFAS REPETITIVAS HA 8 ANOS.
Dr. Eduardo Paiva: Os esforços repetitivos podem piorar os sintomas de fibro. Como a fibro aumenta a sensibilidade à dor, é difícil saber quem veio primeiro.
Maria de Fátima: Boa noite Doutor, gostaria de saber sua opinião sobre o tratamento de fibromialgia com a medicina ortomolecular.
Dr. Eduardo Paiva: Não acredito em medicina ortomolecular e ela não é reconhecida pelo CRM.
saulo: dr nos casos mais simples de fibromialgia só exercicio fisico e uma dieta rica em alimentos que possuem o aminoacido triptofan que e o precursor da serotonina resolve o problema dos sintomas da fm
Dr. Eduardo Paiva: O exercício sempre, a dieta não é provada.
Neli: Como anda os estudos e pesquisa para encontrar uma cura para essa doença que tanto me tortura hà 29 anos????
Dr. Eduardo Paiva: Muito grande, e cada vez maior - fique em contacto com o seu reumatologista
ravache: DR. SE A FIBROMIALGIA NÃO TEM NADA A VER COM REUMATISMO, POR QUE QUANDO O TEMPO MUDA, MINHAS DORES AUMENTAM? OBRIGADA
Dr. Eduardo Paiva: Reumatismo é uma palavra ruim, que muitas vezes significa coisas diferentes para pessoas diferentes. O frio piora a percepção de dor nos músculos e nas articulaçôes
andrea: Ha alimentos que devemos evitar?
Dr. Eduardo Paiva: Não
carmen: pq a dor fica localizada em algunss periodos em determinadas partes do corpo
Dr. Eduardo Paiva: Não se sabe ao certo, mas é um fato bastante observado.
Jussara: Dr., fui a 3 reumatologistas e estou seguindo um deles, por enquanto.Cada um me examinou de um jeito diferente e cada um deu um diagnóstico diferente (fadiga, fibro e dor miofascial). Porque não há um padrão para o exame em que se tocam os pontos? Cada um aperta com força diferente e um analisou a musculatura dolorida minuciosamente, além dos pontos. Gostaria imensamente que houvesse uma capacitação que padronizasse o exame e uma espécie de selo que informasse aos pacientes qual médico passou por tal capacitação. O que o Dr. acha?
Dr. Eduardo Paiva: Acho ruim, pois o foco não deve ser se existem os pontos ou não. os 11 de 18 pontos servem para classificar o paciente como tendo fibro e poder inckluí-lo em estudos; mas na prática, o que conta é a avaliação dos sintomas e o tratamento certo. Os três diagnósticos dados a você saõ todos parte do mesmo espectro
Luisa: tomo Miosan ,cloridato de cloroquina e prednisolona....esta correto??
Dr. Eduardo Paiva: Não, pois cloroquina e prednisolona são indicados em casos de artrites.
Cida: Depressão, perdas irreparáveis (morte), insatisfação no emprego, podem desenvolver ainda mais a fibromialgia?
Dr. Eduardo Paiva: Podem piorar a fibro, sim
Marcio Abreu: Tenho muitas dúvidas sobre SF e SDM. O que o Sr. sugere? Sou Ortopedista e Traumatologista e faço muitas perícias que envolvem estas doenças...
Dr. Eduardo Paiva: Ler o trabalho de Robert Bennett sobre o assunto
Ledimar: Dr, gostaria de saber se a fibromialgia faz com que perdemos peso
Dr. Eduardo Paiva: Não habitualmente - deve ser procurado afastar outras causas
andrea: Ansiedade e depressao podem desencadear fibro?
Dr. Eduardo Paiva: Sim
sintia: tenho sindrome do tunel do carpo, fibro não consigo trabalhar com satisfação o dr acho que devo me afastar do meu trabalho para cuidar de minha saude?
Dr. Eduardo Paiva: não, pois sempre que há afastamento há piora do quadro
Vivi Poa: Tenho fibro diagnosticada por reumato, tomo só Miozan 5mg Tenho dores, não é pouco remédio? Faço hidro. JÁ PERGUNTEI 03 VEZES!!!!!!!!!!!!
Dr. Eduardo Paiva: Sim é pouco - pode-se aumentar o miosan, associar analgésicos e outras medicações. Capriche na hidro-no mínimo três vezes ao dia
Soraya Bahia: Há alguma contra-indicação de antidepressívos para mulheres que utilizam antconcepcional?
Dr. Eduardo Paiva: Alguns antidepressivos com alguns anticoncepcionais, mas de modo geral não
Jussara: Dr, o exame dos pontos é mais importante para classificar a doença, ou se os pontos doem sem tocá-los? Porque eu sinto muito mais dor sozinha do que pressionando o mesmo local.
Dr. Eduardo Paiva: Como já disse, o foco não deve ser nos pontos - mas nos sintomas de dor generalizada.
Luciano: Resumindo: Temos que manter o peso ideal, praticar exercícios fisicos, e tomar a medicação analgesica.Com estas orientações podemos controlar as dores?
Dr. Eduardo Paiva: Na maioria dos casos, sim - geralmente algo para o sono é necessário
Cida: Existe tratamento alternativos, ou terapias que ajudam no tratamento?
Dr. Eduardo Paiva: O melhor tratamento é o exercício. Das outras terapias, só a acupuntura foi bem estudada, com bons efeitos. Yoga é um bom exercício de alongamento, mas deve ser combinada com outras atividades
Jussara: Estou seguindo um tratamento para 1 mês e meio com Naproxeno (até 1000mg diários, dependendo da dor) e Miosan 5mg. ....(1)Há conseqüencias em tomar anti-inflamatório ininterruptamente por esse período? Eu acabei de sair de uma fase cheia de outros medicamentos (paracetamol, lorax e nimesulida) e tenho muita queimação às vezes, principalmente na fase do nimesulida, agora bem menos.... (2)Devo ir a um Gastro?....(3) Ainda estou pior das dores do que com o s medicamentos antigos. Que devo fazer ?(meu retorno é só 30 de dezembro)
Dr. Eduardo Paiva: Deve ir ao gastro, os anti-inflamatórios não são úteis na fibro. Não posso lhe dar receitas aqui. Se seu retorno vai demorar , ligue para o seu médico
Romélia: Tenho tomado procimax, feito exercícios,!hora de caminhada diária, hidroginástica, Rpg, musculação, e não tenho tido melhoras a não ser dias um pouco melhores.O que mais posso fazer?
Dr. Eduardo Paiva: continuar- os benefícios podem demorar a aparecer
Vivi Poa: Tres Vezes ao dia hidro????????????
Dr. Eduardo Paiva: desculpe, três vezes na semana
Marcio Abreu: Já li vários trabalhos que citam a SF como uma doença ocupacional. O que o Sr. acha?
Dr. Eduardo Paiva: Não concordo.
andrea: Ja fiz a pergunta 3 VEZES tambem. Na sua opiniao ha supplementos e outros remedios naturais para fibro? Por favor mencione algums.
Dr. Eduardo Paiva: Não uso suplementos naturais e não os recomendo.
ELIANA: GOSTARIA DE SABER O PORQUE DA SEDE INTENSA
Dr. Eduardo Paiva: Pode ser efeito colateral de medicação - não é explicado pela fibro
MYRIAM: pORQUE ALGUMAS PESSOAS SE DÃO BEM COM O MIOSAN E OUTRAS NÃO? pORQUE A AMITRIPTILINA NÃO É INDICADA A TODOS OS CASOS. ME DEI MUITO BEM COM ELA E COM O MIOSAN PARECIA QUE ESTAVA MUITO MAL, COM TREMEDEIRAS E NENHUMA DIMINUIÇÃO DAS DORES...
Dr. Eduardo Paiva: Cada pessoa reage de uma maneira, mesmo em medicações semelhantes como o miosan e a amitriptilina
maria: tomo cerazete e nao mestruo ha dois anos. tem alguma interferencia nos antideprerssivos?
Dr. Eduardo Paiva: não
Rute: sindrome do panico pode estar associada a fibromialgia.
Dr. Eduardo Paiva: sim, mas não como causa
Ivonete: Dr Eduardo boa noite!!! Gostaria de saber os sintomas da fibromialgia intensificam período pré-menstrual?
Dr. Eduardo Paiva: sem dúvida, todos os sintomas podem piorar nesta fase
Míriam Elisabeth Cury Rachid Aad: Como saber se é progressiva e se há lesões nos músculos e nervos atingidos?
Dr. Eduardo Paiva: não é progressiva e não existem lesões nos músculos ou nervos - o problema está no processamento da dor na medula e no cérebro
carmen: homem tbm tem fibro
Dr. Eduardo Paiva: sim
ravache: Tenho gastrite e tomei Miosan. Estou com três pequenas úlceras. Não é um remédio perigoso?
Dr. Eduardo Paiva: não - ele até diminui um pouco a acidez gástrica
Mírian: Como é feito o tratamento bio-molecular? Ele resolve?
Dr. Eduardo Paiva: acho que você está querendo dizer ortomolecular - não tenho comentários sobre estes, pois não acredito e não é reconhecido peloCRM
andrea: Fraqueza profunda nos musculos e palpitacao dos musculos sao caracteristicas da fibro?
Dr. Eduardo Paiva: não, não são - um neurologista deve ser consultado
ELIANA: PQ NO PIQUE DA DOR E EXAUSTÃO A MEDICAÇÃO FORTEN É EFICAZ? SERIA A SF UMA BAIXA DE POLIAMINOACIDOS?
Dr. Eduardo Paiva: não acredito que seja. A melhora pode ser por outros motivos
prof.freitas: Sou homem e trato a mais de quatro anos de fibromialgia, gostaria de que se possível fosse informado para Carmem
Dr. Eduardo Paiva: ok
Romélia: Hesiste esperança de cura ou somente um te um controle ou alívio para as dores?
Dr. Eduardo Paiva: não existe uma cura, mas os pacientes podem ficar por longos períodos de tempo sem dores e sem medicações - geralmente quando engajados em um program de exercícioa por no mínimo de um ano

Jaqueline Rocha: Olá, tenho 32 anos e gostaria de saber em qual idade a fibromialgia é mais frequente.
Dr. Eduardo Paiva: Entre os 30 e 50 anos

 

Divina Reis Jatobá: Como posso ter certeza do diagnóstico de fibromialgia? Reumatismo pode mascarar o quadro?
Dr. Eduardo Paiva: O diagnóstico é clínico, o reumatologista deverá através de uma boa história e exame físico diferenciar a fibro de outras doenças reumáticas, ao ainda, se existem outras doenças reumáticas associadas

 

Gabriela: O q explica ser mais frentente em mulheres em idade produtiva? ou seja aquelas mulheres q estão no auge de su acarreira, stress, filhos.... eu acredito sim nesta etiologia....
Dr. Eduardo Paiva: Mas a fibro também ocorre em possoas que não tem carreira, nem stress, nem filhos

 

Aldo H: A literatura sobre FM fala de caminhadas e natação como exercícios aeróbicos mais indicados. E a bicicleta , alguma contra indicação ?
Dr. Eduardo Paiva: Sem contra-indicações

 

Alexsandra: Dr. Eduardo Boa noite Sou Alê tenho fibromialgia a 14 anos descobrir ano passadoi fiz tratamento de infiltração mas tenho serios problemas urinarios fiz todo tipo de exame e nada consta é como se fosse uma infecção existe algum tipo de tratamento pra isso?
Dr. Eduardo Paiva: Você tem um provável caso de cistite intersticial – procure um urologista

 

Marcio Abreu: Sou Ortopedista. É a primeira vez que entro num chat de SF. Gostaria de saber como obter uma boa bibliografia... Já acessei a Bireme e não gostei...
Dr. Eduardo Paiva: acesse o site
www.myalgia.com

 

Maria: no momento estou em crise. tenho um nervoso incontrolavel. isso se deve a fibro?
Dr. Eduardo Paiva: sim, a dor desencadeia mais o nervosismo

 

Heloisa: Tomo claroquina, ranitidina, caresoprodol e setralina 200mg, gostaria de saber se este tratamento é correto.
Dr. Eduardo Paiva: A cloroquina não é usada na fibro

 

Aldo H: Na faixa acima dos 50 anos é preferível exercício leve 7 dias por semana ou moderado 4 vezes por semana?
Dr. Eduardo Paiva: è indiferente, o que o paciente conseguir se adaptra melhor

 

dagmar-penápolis: Existe algum antiinflamátorio mais indicado pra tratar o paciente com fibromialgia?o
Dr. Eduardo Paiva: Antiinflamatório não agem bem na fibromialgia, por não haver inflamação na fibro

 

Simone Soares: Tenho fibromialgia a 10 anos não tomo medicamento pois meu clinico disse que não presciso..mas as dores não passam o que posso fazer
Dr. Eduardo Paiva: procure um reumatologista

 

Maria: É normal a pessoa em crise ficar desconcentrada e um pouco aerea?
Dr. Eduardo Paiva: Bastante comum, é chamado o nevoeiro mental da fibro. Deve-se ao fato que a dor toma muita a atenção do cérebro, em detrimento de outras atividades cerebrais

 

Heloisa: Boa noite Dr. Eu gostaria de saber se em campinas tem alguma equipe médica que trata de fm.
Dr. Eduardo Paiva: Dr. Provenza da Puc-Campinas

 

Maria: o remedio katadolon é um analgesico eficiente para a fibro?
Dr. Eduardo Paiva: sim, alguns pacientes respondem muito bem

 

Sonia: Miosan...faz a gente engordar???
Dr. Eduardo Paiva: Pode ser um dos efeitos colaterais do miosan

 

Helena: Boa noite! Gostaria de saber se aulas de ginastica localizada é recomendada para fibrimialgia?
Dr. Eduardo Paiva: São úteis, mas sempre devem ser combinadas com algum exercício aeróbico

 

Maria: tenho varios nodulos pelo corpo e estou fazendo massagem com fisioterapeuta. ela aperta os nodulos ate anestesiar. o que o senhor acha?
Dr. Eduardo Paiva: isto se chama desativação dos pontos-gatilho, e é uma técnica válida, porém de efeito transitório

 

OCADRON: MINHA ESPOSA TEM FIBROMIALGIA E TRES HERNIAS DE DISCO COMO ELA PODERIA FAZER EXERCICIOS
Dr. Eduardo Paiva: Fisioterapia , hidroterapia, bicicleta, hidroginástica

 

Michele: Como distinguir a fibromialgia da lesão por esforço repetitivo ou da tendinite?
Dr. Eduardo Paiva: a fibro é uma dor generalizada

 

Jorge: que conselho o sr. daria para um paiciente sindromico, com bruxismo do sono ?
Dr. Eduardo Paiva: procurar um especialista em dor orofacial

 

Viviane Poa: Tomando só Miozan tenho como viver sem dor?
Dr. Eduardo Paiva: se não fizer exercício , não

 

andrea: Vc me perguntou porque nao uso Same junto com paroxetine. Estou tentando engravidar e nao gostaria de usar nenhum remedio se possivel. Ouvi falar que esse remedio pode causar aborto. Qual e' a sua opiniao?
Dr. Eduardo Paiva: a paroxetina é segura na gravidez

 

sonia rocha: tenho observado alguns pacientes com perfil de auto piedade, tenha peninha de mim, olha como sofro parece que uma baixa autoestima faz parte da personalidade destes pacientes que nao tem grande autonomia tambem ha mesmo um perfil para o paciente com fibromialgeia?
Dr. Eduardo Paiva: não existe um perfil para desenvolver fibromialgia, mas depois que a síndrome se instala, este perfil de paciente que foi citado tende a evoluir mal.

 

Aldo H.: Dr. Existe alguma contra indicação em relação a andar de bicicleta para quem tem a FM?
Dr. Eduardo Paiva: de maneira alguma

 

Cida: Porque a fibro é tratada com anti depressivo?
Dr. Eduardo Paiva: os antidepressivos melhoram o padrão de sono e aumentam o nível de serotonina e noradrenalina na medula, que são substâncias que ajudam a combater a dor.

 

ravache: DR. Parece-me que quase todas as pessoas que têm depressão, estão mais sujeitas à Fibromialgia, uma vez que esta tb está ligada ao sistema emocional. Estou certa?
Dr. Eduardo Paiva: 50% das pessoas com fibro tem depressão; isto significa que é comum, mas não são todas

 

Maby: Boa Noite,gostaría de saber se uma pessoa com fibromialgia pode morrer porque o intestino secou? Recebi essa informação. Qual as principais complicações da fibromialgia que podem levar a morte de um portador? Obrigada
Dr. Eduardo Paiva: não

 

Jussara: Os anti-inflamatórios também são inúteis na Dor Miofascial?
Dr. Eduardo Paiva: geralmente sim

 

Divina Brasília: Tenho participado de chats promovidos pelo site fibromialgia. Nunca tive uma de minhas perguntas respondidas. Quando fiz tratamento com acumputurista e medicina oriental, fui orientada a não tomar leite. Segundo a médica o acido lático aumenta as dores. É verdade?
Dr. Eduardo Paiva: Não é verdade

 

Jussara: É útil começar uma acupuntura ou atividade física ainda sentindo dores ou é melhor esperar encontrar um tratamento medicamentoso com sucesso primeiro e só começar essas coisas sem dor?
Dr. Eduardo Paiva: começar sempre tudo junto

 

Aldo H: (jah eh a 4 vez que pergunto ) A literatura sobre FM fala de caminhada e natação como exercicios aerobicos mais indicados. E a bicileta? Existe alguma contra indicação sobre pedalar?
Dr. Eduardo Paiva: sem contraindicação

 

Noemia: Moro a 3 anos nos USA e tenho sofrido demais com essa tal fibromialgia,ja me viraram do avesso,gastei o que nao tinha e nada descobriram sobre uma dor abdominal que me causa nauseas.O medico que fui a 1 ano atraz nada fez de exames e disse que tenho esse problema.Voltei la a 15 dias e falou-me das dores abdominais serem decorrentes da fibromialgia.So sei Dr E duardo que parece que vou enlouquecer de dores da cabeca aos pesPor favor me ajude de alguma forma
Dr. Eduardo Paiva: Procure um especialista em irritable bowel syndrome

 

andrea: Terceira vez que pergunto. Fraqueza profundo do musculo e palmitacao do mesmo sao caracteristicas da fibro?
Dr. Eduardo Paiva: não – procure um neurologista